Quando o voo atrasa, é cancelado ou há overbooking, o passageiro pode ter direito a indenização e à assistência material. Nosso escritório é especializado em ações contra companhias aéreas e oferece análise gratuita do seu caso.
Exemplos de situações que costumam gerar indenização e/ou reembolso/assistência, conforme as regras da ANAC e o Código de Defesa do Consumidor:
A ANAC prevê assistência material progressiva, de acordo com o tempo de espera, além de alternativas ao passageiro. Em linhas gerais:
Tempo de espera | Assistência material |
---|---|
+ 1 hora | Comunicação (internet/telefone) |
+ 2 horas | Alimentação (voucher/refeição) |
+ 4 horas | Hospedagem e transporte (quando necessário), além de reacomodação ou reembolso |
Avaliamos a viabilidade com base nos documentos e na sua narrativa do ocorrido.
Tentativa de solução eficiente e alinhada ao seu interesse, com foco em rapidez.
Propositura de ação para indenização por danos morais e materiais, quando cabível.
Do início ao fim, com transparência sobre prazos, riscos e possibilidades.
O embarque negado por excesso de passageiros costuma gerar compensações e pode ensejar danos morais, conforme o caso e a assistência prestada.
Podem afastar responsabilidade por fortuito externo, mas a companhia permanece obrigada à assistência e alternativas ao passageiro.
Sim, mediante comprovantes (alimentação, hotel, transporte, nova passagem). A análise é caso a caso.
Ajuda. Registros junto à companhia, ANAC e Procon fortalecem o caso, mas não são condição para a ação judicial.
Passei por atraso, cancelamento ou overbooking nos últimos 5 anos — como proceder? Envie seus dados pelo formulário abaixo. Também atendemos pelos nossos canais: (21) 2262-9163.